A cobertura é a garantia de proteção da seguradora contra o risco de determinado evento. No seguro de automóveis, por exemplo, há diversos tipos de coberturas — algumas são mais básicas e incluem indenizações apenas nas hipóteses de roubo, outras englobam colisões e danos causados por forças da natureza.
Saber os tipos de riscos dos quais você estará protegido é indispensável para não ter aborrecimentos justo no momento em que mais precisar de auxílio.
Para citar um exemplo, reflita: você mora em uma cidade perigosa? Então, talvez um seguro para o seu smartphone seja interessante. Ainda, você mora em uma região onde ocorrem muitos vendavais e temporais? Neste caso, o seguro do seu automóvel poderá incluir este tipo de cobertura.
Embora estar ciente do que o seguro abrange seja importante, saber o que está excluído da apólice é imprescindível. Muitas vezes, não imaginamos situações adversas que podem ocorrer em nosso cotidiano e, por isso, não visualizamos a necessidade de assistência.
Assim, se você não tiver essas informações, em caso de um imprevisto, acabará pensando que poderá contar com a proteção quando, na verdade, terá de resolver o infortúnio de uma maneira mais dispendiosa.
Entretanto, é muito importante que, na etapa de cotação do seguro, você tenha clareza com relação a todas as situações e acontecimentos que não são cobertos pelo seguro. Isso vai evitar surpresas futuras.
A franquia nada mais é do que o valor que o segurado terá de arcar, em caso de sinistro, para que o seguro cumpra a sua parte do contrato. Em geral, existem três tipos de franquias:
- Normal;
- Reduzida;
- Ampliada.
Quando a franquia é reduzida, a tendência é que você pague uma taxa menor para acionar a seguradora, mas o valor do seguro — prêmio — tende a ser maior. Por outro lado, na franquia ampliada, você paga mais barato no seguro e uma franquia maior se precisar usá-lo. A normal é o meio termo entre as duas.
O ideal é comparar os preços oferecidos pelas corretoras com o mesmo tipo de franquia para saber qual se encaixa em seu orçamento e atende às suas expectativas. Lembre-se de conversar com o seu corretor a respeito das franquias e não assine o contrato sem ter clareza com relação às regras aplicáveis a sua apólice.
Mesmo que o corretor explique de forma clara todos os detalhes do seguro, jamais assine o contrato sem antes ler o documento cuidadosamente e atentar para todas as suas cláusulas. Esteja especialmente alerta se os seus dados pessoais e de perfil de risco estão corretos pois qualquer erro pode comprometer e até anular a cobertura do seguro.
O contrato é a “lei” do seguro, é a ele que você recorrerá caso a seguradora se recuse a prestar determinado serviço ou a pagar alguma indenização. Tudo que estiver escrito obriga as partes e pode ser cobrado judicialmente. Além disso, o contrato também é a sua salvaguarda caso os serviços prestados pela corretora não estejam de acordo com o combinado inicialmente.
Caso você tenha dúvidas a respeito de termos e expressões, solicite informações adicionais ao seu corretor. Empresas sérias com profissionais comprometidos estão à disposição para sanar qualquer dúvida do segurado com relação ao contrato.
O amplo leque de corretoras atuando no ramo de seguros torna a escolha para o cliente um verdadeiro dilema. Por esse motivo, após pesquisar preços e fazer a cotação de seguros, você deve desempatar a sua decisão levantando boas referências sobre a empresa. Busque responder perguntas como:
- Qual é a reputação com os clientes?;
- A empresa conta com corretores profissionais e bem-preparados para orientar os segurados?;
- Como é o seu relacionamento com outras seguradoras e parceiras comerciais?
Empresas com credibilidade e uma cartela de clientes fidelizados transmitem segurança para seus segurados que, dificilmente, terão dores de cabeça no futuro.
Uma breve pesquisa no site da empresa e em sites de reclamação ajudam a visualizar como a empresa se porta com relação à clientela e como está a sua reputação junto ao mercado.
Muitas seguradoras oferecem benefícios adicionais aos seus clientes. No caso do seguro automotivo, por exemplo, há os serviços de guincho e carro extra, que podem ser úteis em um imprevisto. Algumas empresas também oferecem clubes de vantagens em que o cliente pode adquirir produtos de várias lojas com descontos.
Mesmo que esses benefícios gerem um custo, pode ser interessante conhecê-los antes de fechar o negócio. O que acontece com muitos consumidores, é que eles não sabem que esses adicionais fazem parte de seu pacote e acabam não desfrutando deles.
Lembre-se de questionar o seu corretor a respeito destes benefícios. Muitas vezes os segurados têm direito a eles e nem sabem disso.
Um dos pontos-chave para garantir a melhor decisão quanto à corretora de seguros é observar se a empresa tem um corpo de profissionais especializados dispostos a ajudar você a refletir sobre a cobertura ideal, comparar preços com as concorrentes e oferecer opções de pagamento viáveis.
Dessa forma, você ficará livre de se preocupar com os mínimos detalhes e poderá assinar o contrato com mais segurança. Afinal, não correrá o risco de fazer um mau negócio por falta de conhecimento.
Mesmo que você já tenha contratado a proteção e queira fazer a renovação, a cotação de seguros não deve ser dispensada. Vale ressaltar que é nessa fase que você terá maior poder de barganha por descontos e benefícios. Também é a etapa na qual poderá sanar todas as suas dúvidas a respeito dos seus direitos e obrigações.
Lembre-se de que quanto maior o leque de opções e a dedicação dispendida nesta etapa, mais adequada será a sua escolha, o que trará segurança não só para você, mas também para toda a sua família.